Protected by Copyscape Online Copyright Checker

terça-feira, 14 de abril de 2009

A Validade do Sentimento ...

Estar apaixonada é o melhor do mundo, ficamos com a tez resplandecente, um sorriso ofuscante e o coração bate 10 vezes mais forte só de pensarmos no nosso amado ... parece que o sol entra na nossa vida de cada vez que o vemos e passamos os dias com a cabeça nas nuvens a recordar a voz, o toque e o cheiro dele ...
É lindo, pois ... mas e quando não somos correspondidos? Não falo daquelas paixonetas de três dias, falo daquela sensação de que "aquele é o tal ... é o meu John", de quando achamos que finalmente encontrámos a nossa cara-metade e todos aqueles filmes românticos lamechas começam a fazer sentido ...
Continuo a defender que a esperança é a última a morrer e que devemos lutar pela nossa felicidade, mas e quando ela não depende de nós? De que vale encontrar o "amor da nossa vida" se não o pudermos viver?
Valerá a pena insistir com alguém que resiste de forma permanente, e inventa mil desculpas para não corresponder ao nosso sentimento?
Isso porque, se amar nos deixa nos píncaros da Lua e com uma energia inesgotável, continuar a investir numa pessoa que um dia gosta de nós, e no outro tem dúvidas e está confusa, faz com que o nosso gostar se vá esvaziando aos poucos ... lentamente ... e os sentimentos outrora cintilantes desfiguram-se em emoções baças e cinzentas ...
Outro dia conversava com um apaixonado, e foi realmente inspirador ver a certeza nos olhos dele de que esperaria por ela até ao fim do mundo, a sinceridade do sentimento estampada no rosto (que se iluminava de cada vez que se referia a ela) ... deixou-me enternecida ... o que me partiu o coração foi ver a mágoa mal disfarçada por ela não devolver-lhe o batimento de coração acelerado ou o tremer das pernas depois de um beijo ... por não querer dar um passeio de mãos dadas e dizer parvoíces sem parar só para disfarçar o nervoso miudinho por estar na presença dele ... por não querer partilhar o segredo mais profundo, bem baixinho, e segredar "amo-te" ... senti alguma tristeza por ele ...
É complicado, quando decidir que já basta? Encontrar o amor e lutar por ele até às últimas consequências, entregarmo-nos sem pedir nada em troca, e não receber o mesmo, dói, fere e magoa até ao fundo da alma ... e deixa-me a pensar sobre até onde é que é possível continuar a apostar tudo e sem ganhar, e não perdermos uma parte de nós entretanto pelo caminho?
Eu que deposito toda a confiança nos afectos verdadeiros, não consigo dizer a alguém para desistir de um grande amor, porque me recuso a aceitar que não haja solução para os amantes desencontrados ... prefiro pensar que a pessoa amada e que não corresponde, ainda não percebeu a grandeza do sentimento de quem a ama, toda a generosidade e altruísmo que ele envolve, e se calhar só precisa de tempo para também ver o sol quando ele chega ...
E se as coisas acabam por não correr bem, calma ... paciência, já diz aquela frase que se "o final não é feliz, é porque ainda não é o final" ;)

5 comentários:

  1. Às vezes o final é mesmo o final e nem sempre é feliz.
    Por mais que me custe admitir isto, quando uma das partes não sente o mesmo bater do coração um bom bocado de nós morre e vai a enterrar com o sofrimento.
    E nem sempre a razão é deixar de gostar, nem sempre a razão são os sentimentos baralhados e confusos. Gostava muito de conhecer as razões que levam a trocar o amor incondicional, a paz e a tranquilidade por qualquer coisa que não passa de ilusão de óptica.
    Talvez um dia, quando perceber isso, a dor e o sofrimento desapareçam e eu ressuscite a parte de mim que morreu. Um dia...quem sabe?

    ResponderEliminar
  2. De que vale a pena ter coração e não ter amor de ninguém? A minha resposta é simples, eu acredito que lá em cima alguém gosta de mim, por isso, se ainda não encontramos a nossa cara metade é porque se calhar é melhor assim, se calhar não nascemos com o dom para os compromissos. E se continuar a passar o tempo e ela não aparecer? Paciência! mais tarde ou mais cedo acabamos sós! Não me vou comprometer porque tem de ser... ou pior, estar com alguém por caridade. Por isso... vamos é gozar a vida! Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Gosta de música dos anos 80?
    Passe pelo meu blog, pois tenho lá uma festa a decorrer até Domingo à noite.
    Está convidada!

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  4. A validade de um dado sentimento é relativo. Digo isto pois após tanto sofrer, temos de optar por um outro caminho... a fuga da estrada da dor cujo fim não existe. Muitas das vezes o sentimento está lá, mas em estado latente, assim como um urso que hiberna. O momento de hibernar é despoletado através de indicações externas, como a falta de alimento... Refiro-me ao amor... Luís de Camões metaforicamente diz que "Amor é fogo que arde sem se ver".
    De que vale encontrar o "amor da nossa vida" se não o pudermos viver?
    Vale esperar e até lá, muita coisa boa acontece.
    Valerá a pena insistir com alguém que resiste de forma permanente, e inventa mil desculpas para não corresponder ao nosso sentimento?
    A meu ver muitas das vezes não são desculpas mas sim incertezas. O medo de sofrer é mais forte e aliás, como foi dito dói, fere e magoa até ao fundo da alma... Eu prefiro esperar por "ti" e viver a vida pois há sempre solução para os amantes desencontrados, cuja opinião pessoal é aguardar. Pena nunca me terem dito para não desistir de um grande amor... Mas continuo a correr nesta minha estrada á procura de ver o sol quando ele chega...

    ResponderEliminar
  5. Eu sou da opinião de que quando uma pessoa descobre o verdadeiro amor, mesmo que as coisas acabem por não correr da melhor forma, desistir é sempre a escolha mais dificil e dolorosa. Atenção que isto acaba por ser válido apenas para o verdadeiro AMOR, em todo o sentido da palavra.
    É extremamente cumplicado dizer o que é amor, como é amar de verdade. Descrever "sintomas", por muito que se tente, fica sempre um bocado distante da realidade. Só mesmo os poucos que têm a felicidade de dar de caras com esse belo sentimento é que ficam realmente a saber o que é o amor e acredito que todas essas pessoas poderão afirmar que, todas as definições que viram sobre o que é amar, não fazem realmente justiça ao que esse sentimento nos dá.
    Se calhar a melhor forma de o tentar descrever é como sendo a melhor sensação que alguma vez poderiamos ter. Acho que não há nada que o supere! Afirmo-o com toda a certeza, com toda a segurança porque eu sim, já conheci esse belo sentimento. Grito com toda a minha força, para que todos fiquem a saber.. EU AMO. sei em primeira mão o que é amar e independentemente das dificuldades que possamos enfrentar para sermos correspondidos, vale sempre a pena manter a esperança.
    Há pessoas que certamente se assustam com a intesidade do amor verdadeiro. Ser alvo de amor verdadeiro por parte de outra pessoa pode nos colocar sob uma grande pressão, quer seja consciete ou inconsciente. A realidade é que isso acontece e pode levar a que algumas pessoas se afastem, talvez com "medo" de toda aquela intensidade! Pode parecer bom demais para ser verdade aos olhos de alguns, aos olhos de outros, ser o "alvo" de um sentimento de amor verdadeiro, coloca-os numa situação em que por vezes podem sentir-se "inferiores" .. achando que não estão à altura da sua cara metade, que não são capazes de corresponder esse amor com a intensidade que acham que deveriam corresponder e acabam por "sabotar" os seus proprios sentimentos e relação.
    O que eu digo é.. por muito complicada que a situação possa ficar, se o amor é verdadeiro (e garanto que irão saber se é ou não!), não desistam. É duro persistir dia após dia, acreditanto que no fim, toda a espera e sofrimento irá valer a pena mas a alternativa de simplesmente desistir de um sentimento que muitas pessoas passam a vida inteira e nunca têm o previlégio de o conhecer é algo ainda mais doloroso do que a "luta".

    Espero ter feito algum sentido no meio destas palavras todas ;) e a todos os que amam.. força! Vale a pena, não desistam!! É a melhor coisa do Mundo!

    ResponderEliminar