Protected by Copyscape Online Copyright Checker

domingo, 24 de maio de 2009

Casamento: acto de fé ou de loucura?

Este fim-de-semana fui ao casamento de dois jovens bonitos e bem dispostos :)
Eu, romântica convicta, adorei cada minuto e não consegui evitar sorrir a cada gesto de carinho e felicidade estampada nos rostos deles. Foi um dia bem passado, sem complicações, e que me renovou toda a esperança de que é possível encontrar a cara metade e ter o tão desejado "happy end".
Ainda assim, e apesar de ter confirmado neste dia a minha crença quase cega no Amor, não posso dizer o mesmo da forma que eles escolheram para o afirmar, através da instituição casamento.
Isso porque sei, infelizmente, que para muitos (com as devidas excepções), assinar um papel significa possuir o outro, que passa a ser sua propriedade, como se de mercadoria se tratasse.
Podem não concordar comigo, mas eu acho que por mais apaixonado que um casal esteja, é saudável um pequeno sentimento de insegurança e a sensação de que nem todos os erros e asneiras são perdoáveis.
Conheço muitos casos de pessoas que, depois de casadas, pensam que a relação está garantida, é para toda a vida, e que "mas eu sou a tua mulher/marido!", é justificação para as mágoas ficarem prontamente resolvidas.
Não sou contra o casamento, mas ainda não entendi bem os seus benefícios, há quem diga que o casal se sente mais estável e mais tranquilo do que antes, mas penso que isso acaba por ser um argumento algo fraco, não me convence.
No contexto actual da sociedade, em que já não há empregos para a vida, mudar de casa 4 vezes já é hábito, e passamos mais tempo com os colegas, no trabalho, que com amigos e família, custa-me a conceber uma instituição que une "para sempre" ...
Para mim, e desculpem os casados, o casamento não garante mais amor nem mais felicidade, é só um papel, mais burocracia perante uma sociedade para a qual somos cada vez mais números e menos seres humanos ...
Questiono-me mesmo se, em tempos de vidas "fast-food", casar será um acto de fé ou de loucura?
Ainda não tenho resposta para isso, sei para o casal de ontem, é de fé ... se calhar, eu só preciso de encontrar quem esteja disposto a ficar comigo até ao fim dos nossos dias, na saúde e na doença, para perceber a lógica de querer uma aliança no dedo.
Apelando à minha lamechice, e tentando ver a situação com os olhos do coração, se calhar é fé e loucura, é confiar na fidelidade longe do olhar, é conseguir perdoar, mesmo com mágoa, é dizer "vamos a eles!", apesar da carapaça de desconfiança causada por tantas desilusões, é acreditar que é possível voltar a apaixonarmo-nos, dia após dia, pela mesma pessoa, e mostrar toda a vulnerabilidade da alma e corpo, ao repeti-lo, todos os anoiteceres ...
Sim, sim, gosto mais desta resposta ... estarei eu a aprender a lição e finalmente a compreender o significado de Amar? Hum, tenho de ir a mais casamentos, hehehe ;)

5 comentários:

  1. Fé e loucura é viver!

    Hermano Gouveia

    ResponderEliminar
  2. O Amor existe.. que ninguem duvide disso. A questão que se coloca é.. todos os que amam ou que já amaram, estão realmente conscientes do que é de facto amar? Todos conhecem a palavra e todos ou quase todos afirmam já ter amado mas eu acredito que apenas uma "mão cheia" de pessoas é que realmente conheceu o verdadeiro amor, o real sentimento que a palavra amor tenta classificar.
    Isso é pena, porque desta forma, acabamos por nos apercebermos que afinal, grande parte do mundo tem apenas a ilusão de que sab o que é o amor.. se as coisas não fossem assim, tudo seria melhor em vários aspectos.
    Mas cá estou eu a divagar um pouco... e sobre o casamento.. concordo, de facto foi bonito e deu para ver que estão ambos mesmo muito apaixonados. Desejo as maiores felicidades a ambos e que tenham a grande alegria de sentir o verdadeiro amor.
    Eu já tive o "previlégio" de sentir o que é amar..e afirmo com toda a certeza de que não há nada melhor nesta vida do que o amor ;)

    ResponderEliminar
  3. Pois minha amiga... a minha visão é pouco romântica nesse aspecto.
    O casamento é um contracto entre duas pessoas. ponto.
    O amor no casamento é uma coisa moderna!
    O casamento como contracto ou "instituição" como a igreja gosta de chamar, existe á muito tempo apenas para ligar duas familias. É um contracto económico para manter a propriedade dentro da(s) familia(s) e de pessoas que se conheçem... é igualmente um contracto que trás mais segurança á mulher. É suposto de garantir que o homem irá providenciar para ela (na doença e na saúde). Isto porque o casamento foi criado numa altura em que é comum o homem ser bígamo... e seria necessário algo para o obrigar a pagar a comida à mulher e filhos, pois esta não o pode fazer por si só.
    O amor é algo que foi acrescentado depois. Afinal de contas estás a assinar um documento que te obriga, teóricamente a estar com essa pessoa para o resto da vida, é mesmo bom que escolhas alguem com quem queiras REALMENTE passar o resto da vida!
    O casamento não trás amor. Duas pessoas não casam por amor.
    O amor por si faz com que as duas pessoas estejam juntas, e para isso não é preciso contracto nenhum. É igualmente uma questão de confiança.
    Então porque é que as pessoas se casam no dias de hoje?
    A questão económica ainda prevaleçe: Benefícios nos impostos, direitos legais de parentesco, heranças, etc...
    E o amor? Bem... no momento é possível que ambos digam que queiram passar o resto da vida um com o outro. E será que dura?
    Como a minha amiga Isa contou, muitos casais acabam por se dar mal por acharem que o contracto do casamento resolve tudo. Já não somos crianças e já vemos que isso não é verdade.
    Na verdade, só vejo necessidade em assinar o contracto porque ambos querem viver juntos, ter casa, possivelmente filhos e podem obter benefícios fiscais se estiverem oficialmente casados.
    Pressão familiar, social é igualmente uma das razões. Não é necessário ter ninguem por detrás da orelha a dizer que devem casar... é simplesmente um sentimento que está ali presente, no olhar dos pais quando chegam os dois a casa, uma palavra do padre da paróquia (que ainda tem muita influência), etc...

    Resumindo e concluíndo.
    Casamento = amor? NÃO.
    Amor leva a Casamento? Muito possivelmente.
    Casamento leva a Amor? Vai acabar mas é em pancadaria e divórcio.

    ResponderEliminar
  4. o casamento é 1 acto desnecessario, porque a meu ver, se 2 pessoas se amam, nao vejo a necessidade de afirmarem o seu amor perante a igreja e outros. Alem disso, assinam 1 papel que parece ser mais 1 contracto do que acto de afirmacao do que sentem um pelo outro(sem qualque finalidade, na minha perspectiva).
    tirando isso, so te quero dizer, que tu és UMA POETA, escreves muito bem e deverias continuar a escrever estes artigos tao interessantes de se ler.
    beijos do teu unico mano kerido, que gosta muito de ti

    ResponderEliminar
  5. O Vitor Vieira disse tudo sobre o que era e é um casamento. Mas mesmo assim eu acho que é o ideal para um casal.
    Ok que de facto é um simples papel assinado que pode trazer alguns beneficios, mas o amor em nada tem a ver com esse papel assinado. Só que ainda assim há quem seja do "como manda a tradição". Está mais que provado que as sociedades ao afastarem de certos e determinados valores e costumes,não obtem grandes vantagens em termos essencialmente emocionais. Pode de facto ser mais prático, mas acho que todos precisamos de algo mais profundo. É por isso cada vez mais vemos familias monoparentais, etc, fruto das novas mudanças. Até onde queremos ir? Respeito quem goste e queira. Mas sem dúvida o casamento como instituição é um pilar importante na formação de uma familia estável.

    ResponderEliminar