Protected by Copyscape Online Copyright Checker

sexta-feira, 12 de junho de 2009

A gota de água ...

Sabem aqueles casais que parecem perfeitos?
Dão-se super bem, são bonitos, inteligentes, estão juntos há anos e até já dividem um apartamento?
E um dia, sem ninguém perceber porquê, terminam a relação ... os amigos ficam estupefactos ... nem sabiam que eles tinham problemas e acabam? Sem mais nem menos?!
Pois é ... mas eu tenho a teoria da "gota de água" ...
Tenho um casal amigo que encaixa a 100% nesta descrição, já não falo com eles há algum tempo, mas hoje lembrei-me deste assunto, nem sei porquê, mas preciso de desabafar ...
Se conhecessem o meu amigo, ficavam a adorá-lo ... é giro, simpático, encantador mesmo, e toda a gente é da opinião que adora a cara-metade acima de tudo, que está sempre a mimá-la e que não há nada que não faça por ela, só para a agradar ...
Quanto a ela, é um doce, inteligente ... uma das melhores amigas que alguém pode desejar, mas quem a conhece mais atentamente, consegue ler-lhe no rosto a tristeza que lhe vai no coração ... ela não é feliz, e o motivo é o extremo egoísmo do "fabuloso" mais que tudo ...
A ele, reconheço-lhe todas as qualidades e mais algumas, enquanto amigo ... já enquanto companheiro ... trata-a bem, ouve os conselhos que ela lhe dá ... mas na hora da verdade, quando a minha amiga mais precisa dele, revela-se um insensível sem precedentes, incapaz de tentar sequer fazer um esforço para a tentar compreender e ajudar ...
Para mim, o amor revela-se nas dificuldades, quando estamos na "mó de baixo" e mais vulneráveis ... é nessas horas que o nosso namorado/marido não pode falhar mesmo, porque se a pessoa a quem nos entregamos de corpo e alma não nos agarra a mão que, em súplica, estendemos a pedir apoio, como podemos alguma vez confiar que ele nos vá amparar no futuro? Sabem ... é que, às vezes, a indiferença consegue ser bem pior que um estalo na cara ...
Não entendo porque é que custa tanto a certos homens perceberem que, de vez em quando, as mulheres só querem colo, que cuidem delas quando estão doentes, e que sejam solidários com as dores femininas que o sexo masculino nunca vai experimentar ... por mais forte que nos achem, a dor afecta-nos ... consome-nos, e precisamos que estejam lá para dizer que vai correr tudo bem, mesmo que seja mentira ...
Mas como ele não entende, a minha amiga vai sofrendo a cada dia que passa, o coração vai emagrecendo a cada nova desilusão, a cada nova humilhação ... mas sempre na expectativa que ele mude e a trate com o mesmo amor e consideração que ela lhe dedica ...
Sei bem a sensação de nos sentirmos enclausuradas numa relação e, todos os dias ao acordar, inspirar do fundo da alma, e fazer novo esforço para acreditar (iludindo-nos) que hoje vai ser diferente ... que nesse dia ele vai ser mais sensível e preocupar-se ...
E quanto à "gota de água"?
O meu copo já transbordou há um par de anos, mas este meu casal amigo, pelo que sei, ainda continua "de pedra e cal" ...
Se calhar, no caso dela, a gota de água está presa no canto do olho, à esperança, lutando para não sair de rompante e acabar finalmente com um relacionamento vivido a dois, mas em que só um se importa ...

5 comentários:

  1. Amiga Kida;)
    Estou muito solidária com a tua amiga, ou com o casal, mas acima de tudo:
    Ainda vais autografar-me um livro teu...
    «a gota de água está presa no canto do olho, à esperança, lutando para não sair de rompante...»
    LINDO
    Paula e Ricardo Caldeira (também quer um livro de borla)
    ;)

    ResponderEliminar
  2. Isabel querida

    Sempre que te falo disto, respondes-me com um sorriso, mas vai por mim: tens mesmo de editar um livro, pois nasceste para isto. Adoro ler-te e estou a ver que não sou o único fã. Os meus quase vinte anos de experiência dizem que estamos na presença de uma futura escritora, especializada em temas do coração. Também quero um livro de borla autografado!

    Beijinhos
    Do "Anónimo habitual" LOL ;-)

    ResponderEliminar
  3. Como diz o Woody Allen “Em todos os casais, só um é que faz os trabalhos pesados.”

    ResponderEliminar
  4. Olá minha amiga. A gota de água que transborda o balde poderá nunca vir se o balde for devidamente esvaziado regularmente.
    Recebi á tempos uma anedota sobre a eterna guerra dos sexos, onde dizia (entre outras coisas): "as mulheres casam com a esperança que o homem mude e os homens com a esperança que elas fiquem para sempre como são. O que acontece é que o homem nunca muda a sua maneira de ser e as mulheres mudam sempre"
    Ou qualquer coisa assim...

    Mas pronto, o único conselho que posso dar é o seguinte:
    Uma relação é feita a dois, e por muito fácil que seja atribuir a culpa a apenas uma das partes, não é 100% certo. Culpem a situação ou o tempo ou a sogra se não quiserem culpar-se a si próprios...
    O teu amigo, se ele é capaz de fazer tudo por ela como tu própria dizes, porque raio é que não faz?
    A resposta de qualquer homem seria, pois não sabe o que fazer...
    E é aí que entra o papel da mulher na situação. É o "dever" dela explicar o que lhe faz falta, e explicar que não é preciso o homem compreender a situação, simplesmente aceitar...
    Se a tua amiga está triste porque ela tem falta (ou excesso) de algo em concreto (emocionalmente falando) ela tem de aprender a explicar-se e expor a situação de modo a que o casal possa lidar com a situação.
    Não é simplesmente encolher o ombros e andar com a lágrima no canto do olho. Pois o que acontence é que mais cedo ou mais tarde há uma perda de confiança no casal. E isso por sua vez é mortal.

    Que os homens (em geral) são incapazes de compreender as intrincardes feminias é um facto. Seja pela sua complexidade, obscuridade ou simples ilógica... o homens não percebem. PONTO
    Não percebem mas podem aceitar...
    O concelho para a tua amiga é falar com ele, e dizer o seguinte: "estou triste..." isto deverá colocá-lo em sentido. "Porque sinto falta de um carinho teu, não de uma rosa ou disto ou aquilo..." "não tentes compreender o porquê, aceita simplesmetne que preciso disto ou daquilo"

    E resolver o problema a dois, invés de esperar eternamente que ele compreende algo que está (e sempre estará) completamente fora da sua esfera de conhecimento.

    E se não funcionar, então não há remédio para resolver a situação (sem querer ser fatalista :p )

    Beijinhos até logo!

    ResponderEliminar
  5. Bem falar de Amor, não é complicado!
    Complicado sim, são os actores que representam esse papel. E quando digo actores, refiro-me ao homem e à mulher, porque não vale a pena entrar em demagogias quer feministas, quer machistas. (hehehehe)
    Vou apenas deixar-te um pequeno texto que escrivi sobre o amor, reflecte uma experiência não falhada, mas bastante gratificante, porque os erros, ou nossa forma de estar e análisar, só servem para "errar-mos" melhor:

    A VIDA É COMO UMA PONTE.....
    18/Jun 19:51

    A vida é como uma ponte, são precisos sempre dois pilares para a poder suportar!
    Mas um ruiu e caiu!
    .... e agora?
    Agora, vamos voltar a sonhar, a viver, a renascer.
    A não ter medo do passado, a sorrir!
    Vamos voltar a sonhar!
    Vamos voltar a tentar!
    Vamos voltar a construir uma nova ponte!
    Mas desta vez, com alicerces robustos, não dois, mas um!
    Sim, apenas um, consolidado no tu e eu, no nós!
    Um único só pilar, para que aguente tempestades, que posso abanar, mas que seguramente não cairá!
    Pois tu, tu estarás lá de pedra e cal, tu não me deixarás cair.
    Pois eu, eu estarei lá de pedra e cal e eu não te deixarei cair.
    Apenas porque nós não estamos sozinhos, eu estou entrelaçado na tua vida e tu na minha!
    Logo não podemos ruir.
    Porque dificuldades existem, altos e baixos também, mas aí devemos nos lembrar sempre que tu és o meu espelho e eu o teu.
    Porque a fortaleza do carinho, da compreensão, do diálogo, da autenticidade tudo vencerá, basta que para isso acreditemos, como disse uma querida amiga minha, sem medos, sem receios, sem angústias.
    Porque a vida existe! E é tão bela.
    Mas para a vivermos precisamos de um ingrediente fundamental, o amor, vamos então, olhar mais com o coração!
    Vamos sentir, vamos voar, vamos delirar entre nuvens, entre raios de sol, entre luas, entre estrelas, apenas vamos, mas apenas entre tu e eu, eu e tu, entre nós …..
    O futuro é o que construímos hoje.
    Ensinaste-me que devemos voltar a acreditar, sem medos, sem receios.
    ...!

    Bjnhos

    Cláudio Micael

    ResponderEliminar