Protected by Copyscape Online Copyright Checker

terça-feira, 30 de junho de 2009

As Ânsias do Amor - PARTE II

Numa altura em que cada vez mais me sinto a afundar num mar de incertezas sobre se algum dia irei ser atingida pelo Cupido (sem que isso me faça sofrer mais do que a solidão de estar solteira), ponho-me a pensar se estarei a tomar o caminho certo ...
Sei que aprendo a cada erro, a cada tentativa falhada de relacionamento, mas não me parece servir de muito ...
Acho que a adolescente que ainda vive em mim gostava de acreditar que é possível alguém apaixonar-se pela minha alma à 1ª vista e conseguisse sentir (não me perguntem como, só tenho a teoria) que sou uma boa menina, com o coração a transbordar de amor e carinho, que até dói reprimir dia após dia ... um cenário idílico e preferível à realidade, em que me olham com a desconfiança de muitas mágoas causadas por outras mulheres ...
Às vezes acho que há demasiados homens que magoam propositadamente e sem razão quem não merece, por não conseguirem atingir quem realmente queriam ... e cospem desprezo e indiferença a quem nunca lhes fez mal, perdendo muitas vezes a oportunidade de conhecer alguém decente e verdadeiro que, quem sabe, lhes podia voltar a ensinar o significado do Amor puro e desprendido ... sem pressões, nem egoísmos ... que só quer dar e dar ...
A verdade é que é difícil estar sozinha, apesar de rodeada pela família querida e amigos inacreditáveis, e continuo a jogar-me de cabeça e achar que vai resultar, à primeira conversa mais simpática, a um olhar mais intenso ou mesmo depois de um beijo roubado que nos deixa com um sorriso parvo (mas que tentamos disfarçar com uma indignação digna de actriz) ...
E insisto em seguir o coração tolo e irresponsável, que ignora o "grilo falante" sentado no ombro, que me sussurra ao ouvido para ter calma, aquietar a imaginação demasiado sonhadora, e aguardar pacientemente que o "Big Love" me descubra ...
Quero encontrar alguém diferente, especial, mas a soma de desgostos leva-me a ponderar no que tenho feito, nas decisões adolescentes e precipitadas que tomo, por ser uma romântica incurável que pensava ser bem mais fácil trilhar os caminhos do Amor ...
É este o resultado de ler tantos romances de cordel quando era mais nova, pois a vida nem sempre corre como esperávamos e tenho aprendido que por mais que deseje ser amada com toda a força do meu ser, isso não significa que o consiga ...
E agora, depois de mais uma desilusão, dou por mim a compreender o que um grande amigo me disse um dia: "conhece a pessoa com que te queres envolver".
Na altura, não percebi o conselho, mas agora vou percebendo a importância de investir na amizade, antes de me apaixonar irremediavelmente ... de ter uma base mínima de conhecimento (que convém ser mútua), antes de deixar escorregar do juízo as reservas e desconfianças ...
Isso porque o amor à 1ª vista só resulta nos filmes, e na vida real, o entusiasmo inicial ... intenso e inebriante ... esfuma-se rapidamente, tal como começou, deixando pelo caminho uma tristeza não tão momentânea ...
Custa-me a reconhecer que o romantismo nem sempre me ajuda a pensar claramente, e que o meu eterno optimismo me faça colorir em demasia faíscas ainda prematuras, que precisam de tempo para amadurecerem e poderem tornar-se no mais belo sentimento do mundo, aquele pelo qual tanto anseio ...
Vou tentar interiorizar o sábio conselho do meu amigo, mas nunca me tornarei demasiado adulta e realista, pois não sei o que será de mim se mudar a forma que tenho de ver as coisas, tantas vezes ingénua, mas sempre genuína ...
Não sei mesmo o que seria de mim se não continuasse a querer ver e esperar o melhor das pessoas ...
Se deixasse de acreditar que vou encontrar a alma gémea, ao som da minha canção favorita ...
Se permitisse que os amores falhados que vou testemunhando me destruissem a esperança ...
Pois é ... se calhar são as minhas pequenas ilusões, divertidas e malucas, que me fazem continuar a lutar pela felicidade e a saber que todos têm direito ao seu "happy end", por mais tempo que leve ...
E se eu não desisto, também não deixo ninguém baixar os braços ... e vou continuar a "tocar" todos os que me são especiais com a seta do Cupido ... um dia vai chegar a minha vez :)

6 comentários:

  1. Tenho completa certeza de haver um par de setas de cupido reservadas para ti e para o teu par. :) ele continua é tímido por aparecer, mas concerteza com a tua determinação e abertura de espírito o encontrarás.
    Na questão romantica relativa ao amor á primeira vista, já deves ter percebido como a maioria de nós... ele é apenas uma ilusão. Não é amor mas sim atração. Física ou mesmo platónica. Não amor... Parece uma chama que arde intensamente, mas na verdade é mais uma estrelita... que depois de se abanar por uns minutos acaba o combustível e arrefece.
    O big L como gostas de lhe chamar, existe. Já o vi, vivi e revivo ;) Mas há aquelas condições que te escrevi préviamente que são necessárias para que uma relação qualquer resulte e passe de uns flirts mal amanhados, de umas "one-night-stands" para o que se possa dizer: "sim! Amo-te."
    Desejo-te minha amiga a melhor sorte deste mundo, pois mereces. Tal como te merece o rapaz com quem irás estar, e não mereciam os com quem estiveste até agora.
    Beijinhos até breve

    ResponderEliminar
  2. Sabes.. realmente É possivel duas pessoas se apaixonarem uma pela outra à 1ª vista e tudo parece pura magia. Mas infelizmente, parece que a percentagem de casos desses em que a relação realmente dura.. é baixa demais. Não o digo de ânimo leve mas parece que é assim mesmo que as coisas são.
    O que podemos fazer para evitar que isso aconteça? Ora bem.. se descobrirem, por favor, avisem! Mas que não seja uma solução do género.. deixar de arriscar quando nos apaixonamos (se bem que por vezes acabamos por desejar nunca nos termos apaixonado)
    Realmente há muitos homens e também mulheres que já estão demasiado "danificados" devido a más experiências passadas e isso na grande maioria dos casos leva a que uma pessoa simplesmente não queira ou não consiga abrir o coração e a alma à sua nova "cara metade".
    As pessoas adoptam estas atitudes, seja de forma consciente, quer inconsciente, como mecanismo de defesa e acabam por viver uma nova relação apenas a meio gás, quando, quem sabe.. até podiam ter encontrado um novo amor do quem podiam voltar a ser tudo o que foram no passado.. grandes apaixonados, romanticos e carinhosos, que deixavam para tràs todas as barreiras que pudessem limitar as expressões de amor e carinho.. mas a tal mágoa que em muitos casos deixa marcas demasiado profundas, teima em limitar muita coisa.
    No entanto, aquelas pessoas que parece que começam a descarregar as mágoas do passado nos novos relacionamentos, quer seja por frustração ou como uma tentativa estúpida de descarregarem em quem está ao seu alcance, o que gostariam de ter descarregado no(a) ex, são pessoas que embora estejam muito magoadas com o que tenha se passado numa relação anterior, não têm a força e a decência para respeitarem quem os rodeia. Cada caso é um caso e cada pessoa.. é diferente! Por muita "raiva" que possa haver, não adianta de nada cuspir em cima de alguem, como tentativa de descarregar as frustrações e mágoas do passado. Alem de magoar quem não tem culpa absolutamente nenhuma, vão continuar a sentir a mesma frustração.
    As pessoas que limitam o seu envolvimento emocional numa nova relação por nunca terem tido sorte no passado e terem receio de que desta vez volte a não dar certo, estão já logo desde o inicio a sabotar algo que, quem sabe..até podia ser uma bela história de amor e o inicio de um relacionamento que poderia até durar para o resto da vida e que foi já sabotado logo de inicio por causa de receios antigos e por as pessoas muitas vezes já meterem ideias na cabeça ainda antes de verem como é que as coisas vão correr. Ainda não se sabe se vai dar certo e já andamos a pensar que não vai dar, que vai ser como no passado em que vai tudo por agua abaixo e ficamos magoados! Dessa forma, podem ter a certeza que então não vai dar mesmo certo.
    Esta gente tem que meter uma coisa na cabeça.. se vão dar inicio a uma relação amorosa, levem um dia de cada vez, mesmo que comecem já a se imaginar anos e anos com a cara metade mas NUNCA pensem no que acontecem em relações passadas, transferindo essas mágoas e receios para a actual.
    Acredito que temos almas gémeas.. mesmo que nem todos nós tenhamos a felicidade de a encontrar nesta vida. Acredito no amor no pleno sentido da palavra mas tambem nem todas as pessoas o vão conhecer.
    No entanto, o que não sei é se esse amor pode surgir mais do que uma vez ou se depois de o termos conhecido e perdido, se tudo o que poderá surgir depois disso não será apenas uma paixão muito forte ou até mesmo amor, mas nunca com a intensidade do tal amor "verdadeiro"
    Seja lá qual fôr a realidade.. não devemos fechar o nosso coração

    ResponderEliminar
  3. Agora o que tens de fazer é saber reconhecer os homens que só querem estar com as mulheres pra passar um bom bocado e que não têm sentimentos e um coração puro para se entregar ao amor.
    Às vezes por querermos ‘à força’ alguém, ficamos um bocado cegos e nos entregamos demasiado a quem afinal não nos merece. O importante é primeiro perceber se a pessoa é digna da nossa atenção, do nosso amor, porque se for para arranjar qualquer um..isso qualquer pessoa consegue.
    E o principal de tudo é que tu é que mereces mais e o melhor, e um rapaz tem de fazer por te merecer..senão apesar de tudo antes estar só...
    O amor irá chegar, mais cedo ou mais tarde chega :)

    ResponderEliminar
  4. Nina, não perder a esperança é uma coisa boa! Agora agarrares-te a ela "com unhas e dentes", a incomodar o outro...vê lá, põe-te na pele dele antes que algo irremediável aconteça.

    E ainda digo mais: "be careful with what you wish for, 'cause you just might get it"...e sabes que as coisas quase nunca são como queremos!

    Há uns anos invejava a relação de um casal amigo...tanto desejei, tanto desejei que acabei por realizar o desejo, anos depois...Acredita, visto de fora é sempre tudo mais bonito. Quando nos encontramos "in the shoes" as coisas mudam.

    Continua com a boa escrita! Beijokas

    ResponderEliminar
  5. "Às vezes o amor, no calendário, noutro mês a dor, é cego e surdo e mudo" Sérgio Godinho

    Olá Isabel! Às vezes o amor não surge ao som da música perfeita, nem na praia mais bonita, nem na hora mais conveniente.
    Outras vezes o amor não surge de todo porque simplesmente não lhe damos oportunidade. Andamos ocupados a procurá-lo ou a mostrar que o esperamos.
    Gosto de te ler... Descobri-te através de um amor muito pouco provável mas até agora muito bonito.
    Que o meu moliceiro te leve um beijinho com sabor a ovos moles...

    ResponderEliminar
  6. Claro que há amores perfeitos! Assim, de repente, lembro-me dos meus avós. Claro que, um dia destes, vais encontrar o teu. Enquanto, esse tempo não chega, aproveita bem as outras coisas da vida... Isa, estamos na Madeira: aqui, há mar, há sol, há flores, há calor, amizade... há gelados no Verão... os gajos que esperem!!!

    ResponderEliminar