Protected by Copyscape Online Copyright Checker

terça-feira, 9 de junho de 2009

Timidez, a quanto impedes ...

Tenho vindo a matutar neste assunto há já algum tempo, naquela timidez tão extrema e crónica, que consegue dificultar grandes paixões de se concretizarem ...
Apesar de ninguém acreditar em mim quando o afirmo, sou tímida (não vale rir, sou mesmo!), mas esforço-me por ultrapassar este problema tentando ser engraçada, o que nem sempre acaba por resultar ;)
É sempre a mesma coisa ... com os meus amigos sou uma tagarela imparável (que às vezes precisa de se lembrar que um diálogo é feito a dois, hehehe), mas quando encontro o alvo da minha afeição, ui! ... nada, a minha mente esvazia como um balão que perde o ar ... o cérebro deixa de funcionar e só consigo balbuciar palavras parvas e falar do tempo ... e quando a conversa acaba, só me apetece esbofetear-me pelas tolices ditas e fico sempre convencida de que aquele foi o primeiro e último encontro ...
Acredito que isto não me acontece só a mim, e tenho um amigo cuja timidez é grave ... tão grave ao ponto de impedir mesmo um leve sorriso quando na presença da "mais que tudo". A cara dele parece que se transforma numa máscara inerte, muda, e que não deixa transparecer a felicidade interior, radiosa e saltitante por a ter encontrado ...
Uma paixão que infelizmente é facilmente confundida com indiferença, já que o nervosismo e a timidez impedem que ele responda aos sinais de interesse que ela lhe envia, e não consiga sequer começar uma conversa, dizer um "olá". Penso que ela também sofre do mesmo mal, o que ainda dificulta mais este bloqueio ...
E eu, uma romântica incurável, pergunto-me, como é que dois tímidos, que gostam um do outro (é que é mesmo óbvio!) se entendem? Se nenhum dá o 1º passo e consegue ultrapassar a timidez, será este um amor impossível?
Recuso-me a aceitar esta ideia, porque há quem passe uma vida inteira à procura da sua cara metade e estes dois já andam neste "vai, não vai" há quase dois anos! São fiéis sem compromisso, e sem sequer se conhecerem! Acho isto incrível e posso mesmo arriscar dizer que eles foram feitos um para o outro :)
Quando estes meninos estão no mesmo espaço, por mais pessoas que estejam, eles conseguem sempre encontrar-se ... uns olhares de soslaio, mas que não conseguem descolar ... e depois do primeiro olhar, passam só a existir eles e mais ninguém ...
A atracção é tão forte que até irrita! Na discoteca, vão-se aproximando sem querer e quando reparam, já estão costas com costas, a roçar um no outro, como se fosse um carinho especial e só deles ...
Nunca soube de uma paixão assim ... calada, mas tão cúmplice e parecendo tão vivida ... o meu amigo fala dela como se fosse uma antiga conhecida com quem perdeu o contacto, mas que conhece como a palma da mão ... reconhece o cheiro e a suavidade da pele ...
Eu sei, sou lamechas, mas fico frustrada porque sei que a maior parte de nós sonha com um sentimento assim e ele tem-no ali, tão perto e ao mesmo tempo ... tão longe ...
Quero mesmo que esta história tenha um final feliz, e por isso escrevo este desabafo para ver também se obtenho uma luz, alguma clarividência para ajudar o meu querido amigo a calçar o sapato a esta "Cinderela" ...
Ideias, sugestões ... precisam-se! Mas já vou avisando que ideias brilhantes como empurrá-lo para cima dela na discoteca, com copos de bebida cheios na mão, não são opções e já foram tentadas ... ups! Vivendo e aprendendo, hehehe ;)

4 comentários:

  1. és uma romântica incurável mesmo!
    e com um jeito para as palavras...
    Esse teu "amigo" é mesmo complicado, só com psicólogo ou tratamentos de choque...
    sugestões???? tenho várias
    concretizá-las????????? Ui...
    :)

    ResponderEliminar
  2. Ai... o problema da tímidez... é verdade, eu também sou / era tímido ao ponto de não fazer nada ou de fazer figura de parvo. Entretanto aprendi que se não fizer nada, nada aconteçe... Se for aquele enterrego... aquele rem-rem... então mais vale mandar tudo á merda. É mesmo ou tudo ou nada! Por isso toca a fazer de palhaço! E a minha amiga Isa em nada é palhaça. É genuínamente engraçada, e agora já sabe meio mundo... quando ela está muda, é bom sinal ;)

    Em resposta á tua pergunta retória.... Se nenhum dos dois dá o primeiro passo então vão ser ambos tristes e infelizes para o resto da vida. porque não arriscaram e alguem (ou alguma distração) entretanto apareceu, ou simplesmente desprediçam as suas vidas com medo de rejeição.

    Sugestões para além da bebida e noitada?
    -Ciúme?... Comentar com um ou com o outro em privado que o sua cara-metade está a ser aproximada por um terceiro(a). E que se ele(a) não se mexe, vai perder algo que nunca mais na vida encontra. <- podes fazer daqui um dramatísmo brasileiro para realçar a importância da acção vs inacção.

    -Uma conversa privada ora com um ora com outro, neste assunto... promover algum tipo de acção. Que o rem-rem em que vivem não tem jeito nenhum!...

    -Um pouco infantil mas possivelmente eficaz é perante todo o grupo de amigos com todos presentes... chocar com uma pergunta do gênero:
    E então como é que o "josé" é na cama, "maria"? Ele beija bem? ;)
    Esse casamento quando é que é anunciado???

    O resultado será frustação momentânea.... irritação muito certo, mas au mesmo tempo força os dois a abrir os olhos para a realidade... estão ali a por-se com merdas.

    Boa sorte :)

    ResponderEliminar
  3. Acrescentem: Ultra-romântica do SEC XIX é isso que tu és Isabel :P Admiro te por isso e pelo facto de o assumires; é algo bonito nos dias de hoje.
    As sugestões acima feitas são sempre validas e muito praticas nos dias que correm. Mas pelos vistos este caso é especifico e único de mais para ser tratado como tal, as vezes casos extremos, merecem e precisam de medidas extremas (ou talvez criativas). Um grande método que já foi falado foi o de incutir o medo de perder essa pessoa, penso que a ideia é boa mas precisa de uma abordagem a medida das pessoas em causa. Criar a tal situação de medo onde tudo pode acabar de vez talvez ajude alguém a dar o primeiro passo, mas cuidado com as pessoas de baixa estima porque acabam por desistir pelo medo de não conseguirem. Nada mais atormentador do que ver terceiros a "roubarem" o que mais amamos, as vezes o amor descobre o seu véu e mostrasse a todos em momentos assim. Se esta artimanha não resultar (e leia se que não sou muito a favor do que vou dizer, mas como já disse em casos extremos....) sera bom um terceiro vestir a pele de cupido e fazer ve-los a realidade antes que o amor se transforme em algo "menor" porque o tempo as vezes faz muitos estragos... Has de chegar a uma boa solução; felicidades e boa sorte para eles..

    ResponderEliminar
  4. Haverá situação mais parva do que falar dos 14 pontos do Presidente Wilson para entrar na 1º Guerra Mundial? Enfim, acho que neste campo sou um verdadeiro campeão!!! :) Bjs,

    ResponderEliminar